terça-feira, 27 de outubro de 2009

SOMENTE POR HOJE.

Somente por hoje, procurarei ajustar-me às coisas como elas são, e não procurarei ajustar aos meus próprios desejos. Aceitarei a minha família, os meus negócios e a minha sorte como se apresentarem, ajustando-me a eles.

Somente por hoje, cuidarei do meu corpo. Exercita-lo-ei, tratarei dele, alimenta-lo-ei, não abusarei dele nem o esquecerei, para que ele seja um mecanismo perfeito sob o meu comando.

Somente por hoje, procurarei fortalecer o meu espírito. Aprenderei alguma coisa útil. Não serei um vagabundo mental. Lerei alguma coisa que exija esforço, raciocínio e concentração.

Somente por hoje, exercitarei a minha alma de três maneiras: prestarei um bom serviço al alguém sem que ninguém saiba. Farei, pelo menos duas coisas que não deseje fazer, como William James sugere, apenas como exercício.

Somente por hoje, serei agradável. Apresentar-me-ei o melhor que puder, vestir-me-ei o mais corretamente possível, falarei baixo, agirei cortesmente, serei liberal em minhas apreciações, não farei crítica alguma, não acharei nada errado, nem procurarei orientar ou corrigir ninguém.

Somente por hoje, procurarei viver unicamente durante este dia, sem tentar resolver de uma só vez o problema de toda a minha vida. Durante doze horas, posso fazer coisas que me aterrorizariam se tivesse de enfrentá-las durante toda a vida.

Somente por hoje, terei um programa. Escreverei o que espero fazer em cada hora. Talvez não o siga exatamente, mas, de qualquer modo, tê-lo-ei. Servirá pra eliminar duas pestes – a pressa e a indecisão.

Somente por hoje, reservarei meia hora tranqüila unicamente para mim – e repousarei. Nessa meia hora, pensarei em Deus, de modo a adquirir um pouco mais de perspectiva em minha vida. Somente por hoje, não terei medo – não terei medo principalmente de ser feliz, de gozar o que é belo, de amar, nem de pensar se aqueles que eu amo me amam.

 

Se quisermos desenvolver uma atitude mental que nos traga paz e felicidade, eis a Regra I:

Pense e aja alegremente, e você se sentirá alegre”

POR: J.WILLE.

POR FAVOR ME TOQUE.

Se sou bebê,
Por favor, me toque.
Preciso do seu afago de uma maneira que talvez nunca saiba.
Não se limite a me banhar, trocar a minha fralda e me alimentar,
Mas me embale juntinho de você, beije meu rosto e acaricie meu corpo.
Seu carinho gentil e confortador me transmite segurança e amor.


Se sou criança,
Por favor, me toque.
Ainda que eu resista e até o rejeite,
Insista, descubra um jeito de atender minha necessidade.
Seu abraço de boa noite adoça meus sonhos.
Seu carinho de dia me diz o que você sente de verdade.

Se sou seu adolescente,
Por favor, me toque.
Não pense que eu, por estar quase crescido, já não precise saber que você
ainda se importa.
Necessito de seus braços carinhosos, de uma voz terna.
Quando a vida fica difícil, a criança em mim volta a precisar.

Se sou seu amigo,
Por favor, me toque.
Nada como um abraço afetuoso para eu saber que você pensa em mim.
Um gesto de carinho quando estou deprimido garante que sou amado,
E me reafirma que não estou só
Seu gesto de conforto talvez seja o único que eu consiga.

Se sou seu parceiro sexual,
Por favor, me toque.
Talvez você pensa que sua paixão basta,
Mas só seus braços detém meus temores.
Preciso de seu toque terno e confortador, para me lembrar que sou amado
apenas porque eu sou.

Se sou seu filho adulto,
Por favor, me toque
Embora eu possa até ter minha própria família para abraçar,
Ainda preciso dos seus braços quando me machuco.
Como filho adulto, a visão é diferente,
Eu os estimo mais ainda.

Se sou seu pai idoso,
Por favor, me toque,
Do jeito que me tocaram quando era bem pequeno.
Segura minha mão, sente-se perto de mim, dê-me força
E aqueça meu corpo cansado com sua proximidade.
Minha pele, ainda que enrugada, adora ser afagada,
Não tenha medo,
Apenas me toque.

POR:
Phyllis Koehler Davis.



      

EGO !

Ego é o centro da consciência inferior, diferente do Eu, que é o centro superior da consciência. O Ego é a soma total dos pensamentos, idéias, sentimentos, lembranças e percepções sensoriais. É a parte mais superficial do indivíduo, a qual, modificada e tornada consciente, tem por funções a comprovação da realidade e a aceitação, mediante seleção e controle, de parte dos desejos e exigências procedentes dos impulsos que emanam do indivíduo. Obedece ao princípio da realidade, ou seja, à necessidade de encontrar objetos que possam satisfazer ao id sem transgredir as exigências do superego. Quando o ego se submete ao id, torna-se imoral e destrutivo; ao se submeter ao superego, enlouquece de desespero, pois viverá numa insatisfação insuportável; se não se submeter ao mundo, será destruído por ele.
 O Ego é um complexo; o “complexo do ego”. Diz ele sobre o Ego: “É um dado complexo formado primeiramente por uma percepção geral de nosso corpo e existência e, a seguir, pelos registros de nossa memória".


O Eu é o centro da consciência superior, é a soma total dos pensamentos, ideias, sentimentos, lembranças e percepções sensoriais, extra-sensorial, e não-sensorial. Representa os impulsos instintivos da personalidade na sua mais baixa representação, reservatório inicial da energia psíquica.
Em psicologia, eu ou ego (do latim), define-se como a unidade dinâmica que constitui o indivíduo consciente de sua própria identidade e de sua relação com o meio; é, pois, o ponto de referência de todos os fenômenos físicos.

O eu é um termo difícil de definir dadas suas diferentes acepções. Ao longo da história sua definição se relacionou com outros termos como psique, ser, alma ou consciência. Mas uma aproximação acadêmica exigiria fazer precisões segundo a disciplina da que se enuncie. O estudo do eu pode dizer-se que abrange disciplinas de orientação biológica, (psicobiología, neurobiología, Neuropsicología, etc) tanto como disciplinas de corte filosófico e humanista. O termo EU de uma aproximação acadêmica se relacionaria com termos como consciência e cognição.

PORQUE MENTIMOS?

Os mentirosos habilidosos são frequentemente mais bem sucedidos na vida do que aqueles que mentem menos ou com menos eficácia. Os que são capazes de mentir melhor são geralmente mais populares, têm os melhores empregos e mais sucesso com o sexo oposto. Isto acontece porque são capazes de manipular as percepções dos outros sobre si.
Há quem se queixe de que a honestidade não faz muitos amigos. Porquê?
A vida social assenta em grande parte na mentira e no engano. Uma pessoa honesta é, assim, mais facilmente marginalizada. Se as pessoas fossem completamente honestas, a sociedade humana acabaria. Imagine como seria o mundo se todos disséssemos o que estamos a pensar.





Como podemos detectar que uma pessoa está a mentir? Em geral, somos muito maus a detectar mentiras. A melhor forma de fazê-lo é ignorar o que a pessoa está a dizer e focarmo-nos nos sinais não verbais: o seu movimento e o tom da voz. Somos, contudo, melhores a detectar mentiras inconscientemente, do que quando tentamos fazê-lo com consciência. Devemos, por isso, confiar na nossa intuição.





quarta-feira, 21 de outubro de 2009

TEMPO.

O tempo não para,
E no entanto ele nunca envelheçe,
O tempo é o produto mais pereçivél que exixte.
Por isso actue:
Use toda a  sua energia para o bem,
Use todos os canais de perçepção,para contemplar o bem
Contemplar o belo e o bom.
VOÇÊ:
Tem todos os proximos momentos a sua frente.


Preencha o tempo desses momentos de significados e sentimentos especiais.
Coloque para fora a sua alegria de viver, não fique cheio de bloqueios «como preocupaçoes,amarguras ect.»
Nunca perca tempo penssando nas coisas que não quer que aconteçam,elas não vão acontecer mesmo,
convença-se disso.:
Ao contrário, ocupe a sua mente com tudo aquilo que vóçê desejar,que aconteça.
Só assim conssegue ficar mais proximo dos seus sonhos.
Quando se disposer a viver bem e alegre com plena felicidade e consseguir contagiar todos aqueles que o rodeiam com a sua energia.
Vai encontrar toda a auto estima perdida e toda a confiança.
Só assim é que voçê pode viver intensamente a sua vida.


sexta-feira, 16 de outubro de 2009

MOMENTOS.

Como são difíceis os momentos.
Momentos de decisões,
momentos de escolhas,
momentos de solidão,
momentos a dois,
momentos de partidas,
momentos que em frações de segundos,
decidimos nossos destinos,
nossos caminhos.
Momentos que nem sempre estamos equilibrados,
lúcidos em tomá-los.
Momentos que se tornarão talvez eternos ou passageiros,
que se tornarão a dúvida ou a certeza,
uma realidade ou um sonho,
uma alegria ou uma lágrima.
Momentos que farão de frações eternos dividendos.
Momentos que nos tornarão heróis ou covardes,
que nos farão amar ou odiar.

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

PORQUE TEMOS MEDOS?

Quando estabelecemos metas podemos “ter medo” de não conseguir atingi-las. Ou seja, o medo é inversamente proporcional à vontade de ganhar. Trocando em miúdos: quanto mais medo, menos vontade ou possibilidade de ganhar. Veja pela definição de medo – Perturbação resultante da idéia de um perigo real ou aparente. Se o perigo for real, você tem que estar preparado para que ele não o pegue de surpresa. Se for aparente, a culpa é sua, porque não é perigo, parece perigo, porque o vê como se fosse. Desta maneira fica claro que, para você atingir suas metas, sua cabeça tem que estar em ordem. Você precisa ter certeza absoluta em determinadas circunstâncias. Mas, isto é muito difícil!

No mundo de hoje, a única certeza que podemos ter é que tudo vai mudar. Temos a certeza absoluta que estamos aqui na Terra por algum motivo e, passamos a vida toda para descobrir qual. Quando descobrirmos, não vai dar tempo de fazer nada.


Recomendo que você não pare para pensar nisto, e sim, se prepare para ter menos medo e mais vontade de ganhar.


Ao querer atingir suas metas não se deixe influenciar pelos acontecimentos catastróficos. Eles trazem negatividade e, como conseqüência, o medo. Procure lembrar que, na história do mundo, sempre aconteceram catástrofes e o mundo continuou existindo. A humanidade passou por guerras, pragas, doenças e catástrofes e, continuará vivenciando situações críticas como as atuais, se reerguendo, retirando suas forças do nada, aprendendo sempre a nova lição. Podemos lamentar mas não esmorecer. Não podemos nos desanimar. O medo de não conseguir chegar onde queremos nos tira o entusiasmo, a força, a determinação, a vontade de ganhar. Entenda os fatos mas não viva com eles, aprenda o que você precisa para chegar ao seu objetivo mais rápido ainda. O tempo parece ficar cada vez mais curto.


Nestes dias de perplexidade total do mundo, medite um pouco sobre o que pode aprender com tudo isto que está acontecendo. O Homem pode quase tudo. Alguns acreditam que podem tudo. O que importa é que você busque dentro de si as forças necessárias para agir com toda a segurança. Esteja preparado para não ser surpreendido. Tenha a calma necessária para mudar de rumo. Tenha, dentro de suas limitações, a certeza absoluta de que vai conseguir. Retire o medo do seu vocabulário, assim como você diminuiu o não nas suas frases. Torne sua vida mais agradável eliminando de sua mente a lembrança da catástrofe acontecida com as torres gêmeas do WTC em Nova Iorque. Agradeça por ter saúde e estar bem. Sua vontade de ganhar certamente vai aumentar.
Por: :freire gomes.



A IDADE DE SER FELIZ.

Existe somente uma idade para a gente ser feliz,
Somente uma época na vida de cada pessoa,
Em que é possivél sonhar e fazer planos,
E ter bastante energia para realiza-los,
Ultrapassando todos os óbstáculos e dificuldades,


Uma só idade para a gente se encantar com a vida e viver apaixonadamente,
Edisfrutar tudo com intensidade,
Sem medo nem culpa de sentir prazer.


Fase dourada em que podemos criar,
E recriar a vida,
Á nossa própria imagem e semelhança,
E vestir-se com todas cores,
Experimentar todos os sabres,
Eentregar -se a todos os amores,
Sem preconceitos nem pudores,


Tempo de entusiásmo e coragem,
Em que todo o desafio é mais um combate á luta,
Em que nós enfrentammos com toda a disposição,
De tentar algo NOVO,de NOVO,
E de NOVO.
E quantas vezes frem preçiso.


Éssa idade tão fugáz na vida da gente,
Chama-se,
PRESENTE.

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

QUEM MORRE?

Morre lentamente quem não viaja,
quem não lê, quem não ouve música,
quem não encontra graça em si mesmo...

Morre lentamente quem se transforma em
escravo do hábito, repetindo todos os dias os
mesmos trajetos, quem não muda de marca,
não se arrisca a vestir uma nova cor ou não
conversa com quem não conhece...

Morre lentamente quem evita uma paixão,
quem prefere o negro sobre o branco e
os pontos sobre os "is" em detrimento de
um redemoinho de emoções justamente as que
resgatam o brilho dos olhos, sorrisos dos bocejos,
corações aos tropeços e sentimentos.

Morre lentamente quem não vira a mesa
quando está infeliz com o seu trabalho,
quem não arrisca o certo pelo incerto
para ir atrás de um sonho,
quem não se permite pelo menos
uma vez na vida fugir dos conselhos sensatos.

Morre lentamente, quem passa os dias
queixando-se da sua má sorte
ou da chuva incessante.

Morre lentamente, quem abandona um projeto
antes de iniciá-lo, não pergunta sobre um assunto
que desconhece ou não responde quando lhe
indagam sobre algo que sabe.

Evitemos a morte em doses suaves,
recordando sempre que estar vivo exige
um esforço muito maior que o simples fato de respirar.
Somente a perseverança fará com que conquistemos
um estágio esplêndido de felicidade.

Pablo Neruda


PARA VIVER.


Se a desilusão atingir sua alma,
devastando seus sonhos e ofuscando novas possibilidades,
pense na infinidade de caminhos que podem
se abrir para você em apenas um dia,
uma hora, um minuto...

Se a frustração acariciar friamente sua face,
fazendo-te cair diante dos obstáculos,
olhe para trás e veja o quanto você já caminhou
e o quanto cresceu colhendo em cada trilha amigos sinceros,
amores, experiências inesquecíveis...

Se as palavras de insulto e humilhação agredirem a sua integridade,
lembre-se de que elas são frutos putrefatos da maldade e da inveja,
vire-se e continue a caminhar sem dar ouvidos aos fracos de alma
que as pronunciam:
um dia eles entenderão porque são completamente sós...

Se a preocupação com os encargos do dia-a-dia tomar sua mente
e enfraquecer o seu corpo,
despertando o nervosismo e o estresse,
olhe o horizonte e tente descobrir as saídas para os problemas
ao invés de lamentar e achar que eles são piores do que realmente são...

Se o vazio e a insegurança invadirem o seu peito,
suba em uma cadeira, abra os braços,
feche os olhos e repita para si mesmo
"Eu posso voar..."

Você é capaz de tudo desde que acredite em si mesmo.
Se a solidão sussurrar em seus ouvidos palavras melancólicas,
não se esqueça de que em cada dia, em cada instante,
você conhece pessoas novas e que uma delas,
no futuro, será o grande amor da sua vida,
aquela pessoa que te fará acreditar em noites iluminadas,
que estará sempre ao seu lado
e juntos vocês terão muito a aprender...

Se a tristeza insistir em te acompanhar,
saiba enxergar a felicidade nas pequenas coisas da vida,
numa conversa com os amigos,
na brincadeira com o cachorro,
ou no jogo de damas com seu avô...

Rotina é uma palavra que não existe,
pois cada dia traz consigo pequenas surpresas
e cada pequeno gesto guarda uma imensa felicidade...

E depois de tudo isso, olhe para si mesmo
e veja o quão especial você é,
imagine o quanto pode fazer pelo mundo e pelas pessoas,
valorize as suas qualidades e tente corrigir seus defeitos
(o que é realmente difícil)
e saiba o quanto é privilegiado por poder caminhar,
cair e aprender com os erros,
por ser capaz de escrever uma história única,
como nenhuma outra...
Pense nisso...

POR: VANESSA D.

TER ARTE PARA SER FELIZ.

Acorde todas as manhã com um sorriso. Esta é mais uma oportunidade que você tem para ser feliz. Seja seu próprio motor de ignição. O dia de hoje jamais voltará. Não o desperdice, pois você nasceu para ser feliz!
Enumere as boas coisas que você tem na vida. Ao tomar consciência do seu valor, você será capaz de ir em frente com muita força, coragem e confiança! Trace objetivos para cada dia. Você conquistará seu arco-íris, um dia de cada vez. Seja paciente.
Não se queixe do seu trabalho, do tédio, da rotina, pois é o seu trabalho que o mantém em alerta, em constante desenvolvimento pessoal e profissional, além disso o ajuda a manter a dignidade.
Acredite, seu valor está em você mesmo. Não se deixe vencer, não seja igual, seja diferente. Se nos deixarmos vencer, não haverá surpresas, nem alegrias ... Conscientize - se que a verdadeira felicidade está dentro de você. A felicidade não é ter ou alcançar, mas sim dar. Estenda sua mão. Compartilhe. Sorria. Abrace. A felicidade é um perfume que você não pode passar nos outros sem que o cheiro fique um pouco em suas mãos.
O importante de você ter uma atitude positiva diante da vida, ter o desejo de mostrar o que tem de melhor, é que isso produz maravilhosos efeitos colaterais. Não só cria um espaço feliz para o que estão ao seu redor, como também encoraja outras pessoas a serem mais positivas.

terça-feira, 13 de outubro de 2009

ESTRELAS.


Olho á noite pro céu e vejo
Naquela imensa escuridão
Pontos radiantes, estrelas...
Estrelas que nunca se apagam
Estrelas que nunca são esquecidas
Ás vezes o tempo pode até esquecer
Mas a estrela esta alí sempre
Iluminando, aquele céu
Que parece tão negro....
Que sempre nos trás esperança
Esperança de um dia melhor
Por mais que seja escuro seu dia-a-dia
Algo sempre irá te iluminar...

O SOL VAI DESCANSAR.

O sol, cansado de um dia intenso, vai descansar calmamente sobre a linha do horizonte. Exausto na sua batalha quotidiana, cede lugar à noite, reino mágico e obscuro, onde a Lua, rainha, o substituirá magistralmente.
O céu enche-se de um laranja avermelhado, como se ali tivesse tido lugar uma batalha sangrenta, a batalha do dia-a-dia, em que o sobrevivente, ferido, se retira para voltar num outro dia, recuperado para rasgar as trevas e começar de novo.
Encontro-me num lugar privilegiado, a contemplar estas mutações que, de tão frequentes, muitas vezes acontecem sem que nos apercebamos da sua beleza, como quase tudo o que nos rodeia.
Há tanta coisa bela nos fenómenos naturais, que acontecem a cada segundo e nem olhamos para eles, porque de tão frequentes, se tornaram “invisíveis”.
Não sabemos o que perdemos por não contemplar as pequenas coisas de que o nosso mundo é feito. A beleza, está nas coisas pequenas e simples, como a gota de orvalho que pende da folha de uma flor, e que na sua queda ao abismo, converte a luz do sol, num arco-íris de cores. A beleza de hoje, está neste fantástico pôr-do-sol, que me enche os olhos, que me acarinha e conforta a alma, por saber que amanhã, aquele sol estará de novo de volta para me aquecer o corpo e iluminar o espírito.

TODOS DIFERENTES, TODOS IGUAIS.

As diferenças mais sutis devem ser olhadas com mais cuidado, com mais carinho, com mais afeto. E o que são diferenças sutis? Não sei. Apenas creio que elas existem. Da mesma forma que eu creio na existência de uma Inteligência superior (Deus), embora eu não saiba exatamente como ela (ele) é.
Gosto de pensar que é preciso 'olhar o outro' com os olhos do outro. Não apenas com os nossos.
Tarefa difícil é ser humilde. Talvez, com um esforço sincero, possamos ser. Pelo menos 'um tiquinho de nada'... E 'olhar o outro' requer esse 'tiquinho de nada'. Esse esforço sincero...
Acho curiosa (entre aspas) a petulância do homem de querer desenhar Deus; de querer defini-lO ou interpretá-lO. E, sobre esse aspecto, o homem não é nem um pouco humilde.
As Escrituras Sagradas dizem que Deus é o EU SOU. E, julgo, ser o 'eu sou' é não se encaixar na arrogância, na intolerância, no orgulho... resumindo: ninguém pode ser o 'eu sou'.
Quem não é arrogante? Quem não é intolerante? Quem não é orgulhoso?
Sim. Somos todos diferentes, embora sejamos tão iguais.
O importante mesmo é compreender que, no paradoxo do 'ser', ainda há espaço para a gentileza, para a compreensão, o afeto, o 'obrigado', o 'de nada', o 'estou feliz por você', o 'desculpe-me', o 'errei'...
Um dos prazeres da vida é, acredito, a sensação de não ser um ET. A compreensão de que, como Fulano, Betrano também tem medos, também tem ansiedades, também é inseguro;
a sensação e a certeza de que X não é melhor que Y;
a sensação de que X não pode ser Y, nem Y poderá ser X.
Eles apenas são o que são. Nem mais. Nem menos.

PARA ALÉM DO ARCO,ÍRIS....

Além do arco-íris num céu cintilante
quero um mundo colorido e brilhante
onde possa ouvir o som de harpas e bandolins
orquestrados por anjos Arcanjos
e belos Serafins
Quero, também, viver sonhos
acariciando-me a alma
devolvendo-me a esperança
e um viver calmo...
Quero voar, além do arco-íris,
e da lente colorida da íris
do meu olhar
ver um mundo colorido
e amar...
Quero um mundo pintado
de variados tons
variando do branco
ao róseo da camélias
inundando de beleza e cor
os rios, os mares, as flores
vermelhas, azuis, amarelas...
Quero, além do arco-íris,
ouvir pássaros cantando
ver crianças se abraçando
e os homens se amando.

POR:E.POSSÍDIO.

AO UNIVERSO.

A VIDA do AMOR MAIOR o fez, bem como
As outras Vidas: Universais, Divinas, Astrais, Angelicais, Humanas, Animais, Vegetais...
As imponderabilidades, inextricabilidades,
Possibilidades, probabilidades
O tempo (imaterial): infinito e finito (átimos a bilênios)(passado, presente, futuro)
Os movimentos (pulsáteis, cíclicos...)-forças (nuclear, atômica, gravitacional...)

O espaço: Material-energético (E=Mc2)-antimaterial:
dimensional [partículas, átomos, íons, moléculas, células, compostos, tecidos, órgãos, aparelhos, minerais, rochas, corpos]
Imaterial: vácuo
Galáxias (Via Láctea...), Supergaláxias
Constelações (Cruzeiro do Sul...), Sistemas Estelares, Estrelas, Cometas
O Sistema Solar: O Sol, os 9 Planetas e seus Satélites, Asteróides
A Terra: A(s) humanidade(s), a(s) natureza(s)
A(s) teluricidade(s), as idiossincrasias
A(s) sociabilidade(s), a(s) amizade(s), os amores
A Vida...(é caleidoscópica; uma vida, uma de suas facetas)
O Universo...


POR:Paulo VARÃO.

FOMOS CONCEBIDOS...


Com corpo e alma fomos concebidos
E nos tornamos uma manta de retalhos
A partir do momento em que, nascidos,
Temos na vida caminhos e atalhos.


De nossos pais, carinhos recebidos;
E, a pouco e pouco, unidos os migalhos
Da escola e da sociedade, em que inseridos,
Nos tornamos um conjunto de frangalhos!


Retalhos de várias cores, vários tamanhos
Que formam, no seu todo, o nosso ser
Com todas as virtudes e defeitos.


E todos nós, uns maiores, outros tacanhos
Na bondade, nas virtudes, no saber…
Saibamos dentre os bons ser os eleitos
por: fernando Reis.

POEMA Á MÃE TERRA.


Ó estirpes que se extinguem da beleza
Que a mãe Natureza ao homem deu!
Vemos hoje que a própria Natureza
Está sendo destruída… e se perdeu!


E o homem, ambicioso e com frieza,
Quer mais e muito mais em cada dia:
Destrói cada vez mais a Natureza
Buscando tostões na tecnologia!


Lembremos a paisagem, outrora linda;
Hoje… terra de cinzas, tão queimada;
No ar, o oxigénio quase finda…


E se a destruição continuar ainda
No ritmo que leva, acelerada…
Do homem-suicida fica “nada”!

A AMIZADE.

A amizade é um tesouro especial
que nem o tempo
e nem a distância transformam...
A magia de uma amizade
nos permite
compartilhar sentimentos
felizes ou dolorosos e expressar os nossos ensamentos.
amizade.gif kit imagem image by 1957alzira1
A amizade sempre será uma fonte de renovação, não retém a água para si.
Dá-se espontaneamente.
Ela parte do coração de alguém ao coração dos demais.
A grande arte de fazer amigos é uma maravilhosa aventura onde aprendemos a descobrir corações.
Toda amizade dá sentindo novo á vida.
Quem não conhece uma das palavras do Pequeno Príncipe quando ele diz:
“Se tu me cativas, minha vida será como que cheia de sol”.
Muitas vezes julgamos mal um amigo ou colega.
Sabemos que não devemos agir assim, pois na amizade não deve haver dúvidas, se houver dúvidas então não é amizade...
E Nada.
Todos nós precisamos aprender que não devemos nos deixar levar por “diz-que-diz-ques” e fofocas, aprender não ver apenas os erros do outro sem reconhecerem os seus.
Continuar amigo mesmo se o outro diverge de suas idéias.
Aprender a ler nos gestos, no rosto, nas palavras àquilo que o coração não consegue expressar.
Amizade é isso:
Ter sempre um lugar disponível (Amor não ocupa espaço!);
É ouvir e sentir com o coração para entendê-lo melhor;
Não exigir confiança quando mesmo não se tem;
Confiar e acreditar nas capacidades do outro;
Não desencorajá-lo na caminhada;
Crer muito mais na possibilidade da vitória que do fracasso;
Não querer ser o dono da verdade;
Mostrar que Trabalhar com Alegria Rende Muito Mais;
A amizade é algo precioso e que todos nós temos que aprender a conservar.
Sabe...
Sou muito ligada aos Anjos, sinto sempre a presença deles junto a mim.
Os anjos são seres bem humorados, e é por isso que mantenho sempre o meu bom humor e quando falo de humor lembro dessa pequena mensagem...
Quando cometer um erro ou muito - não caia no pecado da alta piedade, o oitavo dos sete pecados capitais.
Lembre-se que você é especial para Deus, e que ele espera muito de você.
Se ele não lhe mandou um raio na cabeça, porque não é um Deus vingativo e cruel.
Pelo contrário, ele te oferece à chance de aprender com seus erros.
Comece dando uma risada de si mesmo, e procurando a lição que Deus quis lhe ensinar.
Portanto lembre-se sempre que a amizade é uma fonte é fonte porque a amizade é renovação para quem dá e para quem recebe.
É uma fonte pura e cristalina e que sempre terá vida nova.
sem medo de sermos julgados.

O MENINO,A ARVORE E AS PEDRAS.

Era uma vez um menino cheio de idéias estranhas. Ele achava que o infinito era pequeno e que o eterno era curto. Conversava com as Árvores e com as Pedras, e se emocionava com elas, pela magnitude do que lhe contavam. Um dia as Árvores lhe disseram:
- Sabe? No nosso Universo cada uma de nós cumpre o que lhe cabe, pela satisfação de fazer assim. Nenhuma de nós se exime da sua parte.
Os humanos passam suas vidas a só fazer coisas que lhes resultem em conflitos, infelicidade e doença. Não fazem o que realmente gostariam. Caem no cativeiro da civilização, trabalham no que não gostam para ganhar a vida e perdem-na, em vão, ao nada fazer de bom. Por isso tornam-se rabugentos, envelhecem e morrem insatisfeitos. Procure você viver feliz como nós, pois alimentamo-nos, respiramos e reproduzimo-nos, de acordo com a Natureza. Assim, quando morremos, na verdade continuamos vivas em nossas sementes e crescemos de novo. Vá e ensine isso aos que, como você, podem ouvir nossas palavras. Fará muita gente feliz, livre da escravidão da hipocrisia.
O garoto ainda era pequeno para saber a extensão do que lhe propunham as Árvores, mas concordou em levar essa mensagem aos homens. Entretanto as Pedras, que até então tinham-se mantido muito quietas, começaram a falar e disseram coisas aterradoras!
Uma Pedra maior e coberta de musgo, o que lhe conferia um ar ancião e sacerdotal, tomou a frente das demais e falou fundo, ecoando dentro da sua alma:
- Não, você não deve cometer a imprudência de levar aos homens a mensagem das Árvores. Nós somos Pedras frias e friamente julgamos. Estamos aqui há mais tempo que elas e temos visto o transcorrer desta pequena História Universal dos humanos. Antes de você, muitos receberam essa mensagem e foram incumbidos, por elas, de recuperar a felicidade que os hominídeos perderam ao ignorar as leis naturais. Todos quantos tentaram ajudar a humanidade foram perseguidos, difamados e martirizados. Cada um conforme os costumes de sua época: crucificados em nome da justiça, queimados em praça pública em nome de Deus e tantos outros martírios pelos quais você mesmo já passou várias vezes e se esqueceu... Hoje você pensa que não corre mais perigo e aceita tentar outra vez. Quanta falta de senso! Quando começar a dizer as coisas que as Árvores transmitiram, vão primeiro tentar comprá-lo. Se você não sucumbir ao tilintar dos trinta dinheiros, então precisará ser realmente um forte para permanecer de pé, pois passarão a agredi-lo de todas as formas.
Mas o menino respondeu prontamente. Tomou um ramo em uma das mãos e uma pedra na outra, e bradou:
- Este é meu cetro. E este, o meu orbe. Com o vosso reino elemental construirei nosso santuário e nele reunirei aqueles que forem capazes de ouvir e de compreender. As rochas manterão do lado de fora os incapazes e as toras aquecerão, do lado de dentro, os que reconhecerem o valor deste reencontro.
As Árvores e as Pedras emudeceram. Depois as Árvores o ungiram com o orvalho sacudido pela brisa, e as Pedras depositaram em suas mãos o musgo primevo que lhes vestia, como que a abençoá-lo.
Nesse momento, os raios do Sol eram difusos por entre os ramos e a névoa da manhã. O menino olhou e compreendeu: se a luz fosse excessiva não ajudaria a enxergar, mas ofuscaria o entendimento. Então, agradeceu aos ramos e à névoa. E mesmo às Pedras que o faziam tropeçar para torná-lo mais atento aos caminhos que percorria. E amou a todos... até aos homens!

O QUE É A MEDITAÇÃO?

Meditação é uma palavra inconveniente para definir a prática chamada dhyána em sânscrito, já que essa técnica consiste em parar de pensar a fim de permitir que a consciência se expresse através de um canal mais sutil, que está acima da mente, mas o dicionário define meditar como pensar, refletir.
Na verdade, o termo dhyána pode ser usado tanto para designar o exercício de meditação, quanto o estado de consciência obtido com essa prática. Ela consiste em concentrar-se e não pensar em nada, não analisar o objeto da concentração, mas simplesmente pousar a mente nele até que ela se infiltre no objeto. "Quando o observador, o objeto observado e o ato da observação se fundem numa só coisa, isso é meditação", dizem os Shástras. Portanto, o melhor termo em nossa língua para definir esse fenômeno é contemplação.
Por outro lado, não queremos alimentar o falso estereótipo popular de que os praticantes de Yôga sejam "contemplativos". Assim sendo, essa palavra que melhor define dhyána torna-se inconveniente no momento atual.
Então, resta-nos uma outra designação. O estado de consciência que os britânicos do século XVIII arbitraram chamar de meditation é, na verdade, um tipo de intuição, ou seja, o mecanismo que possuímos para veicular a consciência, o qual está localizado acima do organismo mental. Intuição, todos já tivemos uma manifestação desse fenômeno, alguns mais outros menos. Trata-se de um canal que nos traz o conhecimento por via direta, sem a interferência do intelecto. Foi intuição aquele episódio familiar ou profissional no qual você sabia do fato, embora ninguém lhe tivesse dito, telefonado, escrito, telegrafado ou comunicado por meio racional algum. Simplesmente, você o sabia. Profissionalmente, academicamente, cientificamente, talvez você o tenha deixado passar por não dispor de um respaldo racional, uma documentação, uma pesquisa, uma bibliografia... No entanto, se tivesse lançado mão daquele conhecimento intuicional, teria passado à frente da concorrência, teria feito uma grande descoberta científica muito além do seu tempo. Depois, bastaria procurar a documentação adequada, ou as estatísticas necessárias para fundamentar o que você já sabia - fundamentá-lo apenas para que os seus pares não pudessem questionar as suas fontes.
A intuição comum é como o flash de uma câmera fotográfica, só que não tem dimensão em termos de tempo. É um insight. Mas, sob treinamento, é possível desenvolver uma outra forma de intuição que se manifesta como o flash de uma filmadora, que acende e permanece aceso por um átimo. Chamamos a esse fenômeno intuição linear, quando conseguimos manter a intuição fluindo voluntariamente por um segundo inteiro - ou mais. Essa é a definição perfeita para o termo sânscrito dhyána.
Porém, não podemos usá-lo, já que ninguém saberia a que queríamos nos referir. Somos, portanto, obrigados a voltar para a opção inicial e utilizar mesmo o vocábulo meditação, pois, embora inexato, é aceito universalmente, inclusive na Índia.

segunda-feira, 12 de outubro de 2009

MUDANÇA.

Podemos acreditar que tudo que a vida nos oferecerá no futuro é repetir o que fizemos ontem e hoje. Mas, se prestarmos atenção, vamos nos dar conta de que nenhum dia é igual a outro. Cada manhã traz uma benção escondida; uma benção que só serve para esse dia e que não se pode guardar nem desaproveitar.
Se não usamos este milagre hoje, ele vai se perder.
Este milagre está nos detalhes do cotidiano; é preciso viver cada minuto porque ali encontramos a saída de nossas confusões, a alegria de nossos bons momentos, a pista correta para a decisão que tomaremos.
Nunca podemos deixar que cada dia pareça igual ao anterior porque todos os dias são diferentes, porque estamos em constante processo de mudança.......

CUIDE DAS PESSOAS QUE AMA.

Havia uma jovem muito rica, que tinha tudo: um
marido maravilhoso, filhos perfeitos, um emprego
que lhe pagava muitíssimo bem, uma família unida.
O estranho é que ela não conseguia conciliar tudo,
isso, o trabalho e os afazeres lhe ocupavam todo
o tempo e a sua vida estava deficitária em
algumas áreas.
Se o trabalho lhe consumia muito tempo, ela tirava
dos filhos,se surgiam problemas, ela deixava de lado
o marido... E assim, as pessoas que ela amava eram
sempre deixadas para depois.
Até que um dia, seu pai, um homem muito sábio, lhe
deu um presente: uma flor muito cara e raríssima,
da qual havia um apenas exemplar em todo o mundo.
E disse à ela: - Filha, esta flor vai te ajudar muito
mais do que você imagina! Você terá apenas que
regá-la e podá-la de vez em quando, ás vezes
conversar um pouquinho com ela, e ela te dará em
troca esse perfume maravilhoso e essas lindas flores.
A jovem ficou muito emocionada, afinal a flor era
de uma beleza sem igual.
Mas o tempo foi passando, os problemas surgiam, o
trabalho consumia todo o seu tempo, e a sua vida,
que continuava confusa, não lhe permitia cuidar da flor.
Ela chegava em casa,olhava a flor e as flores ainda
estavam, lá, não mostravam sinal de fraqueza
ou morte, apenas estavam lá, lindas, perfumadas.
Então ela passava direto. Até que um dia, sem mais
nem menos, a flor morreu.
Ela chegou em casa e levou um susto!
Estava completamente morta, suas raízes estavam
ressecadas, suas flores caídas e suas folhas amarelas.
A jovem chorou muito, e contou a seu pai o
que havia acontecido. Seu pai então respondeu: - Eu
já imaginava que isso aconteceria, e eu não posso te
dar outra flor,porque não existe outra igual a essa,
ela era única, assim como seus filhos, seu marido e sua
família. Todos são bênçãos que o Senhor te deu, mas
você tem que aprender a regá-los, podá-los e dar
atenção a eles, pois assim como a flor, os sentimentos
também morrem. Você se acostumou a ver a flor sempre
lá, sempre florida, sempre perfumada, e se esqueceu
de cuidar dela. Cuide das pessoas que você ama!  

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

O DEFEITO.


   



Um carregador de água na Índia levava dois potes grandes, ambos pendurados em cada ponta de uma vara a qual ele carregava atravessada em seu pescoço. Um dos potes tinha uma rachadura, enquanto o outro era perfeito e sempre chegava cheio de água no fim da longa jornada entre o poço e a casa do chefe; o pote rachado chegava apenas pela metade. Foi assim por dois anos, diariamente, o carregador entregando um pote e meio de água na casa de seu chefe.

Claro, o pote perfeito estava orgulhoso de suas realizações. Porém, o pote rachado estava envergonhado de sua imperfeição, e sentindo-se miserável por ser capaz de realizar apenas a metade do que ele havia sido designado a fazer.

Após perceber que por dois anos havia sido uma falha amarga, o pote falou para o homem um dia à beira do poço.

- "Estou envergonhado, e quero pedir-lhe desculpas."

- "Por quê?" Perguntou o homem.

- "De que você está envergonhado?"

- "Nesses dois anos eu fui capaz de entregar apenas a metade da minha carga, porque essa rachadura no meu lado faz com que a água vaze por todo o caminho da casa de seu senhor. Por causa do meu defeito, você tem que fazer todo esse trabalho, e não ganha o salário completo dos seus esforços," disse o pote.

O homem ficou triste pela situação do velho pote, e com compaixão falou:

- "Quando retornarmos para a casa de meu senhor, quero que percebas as flores ao longo do caminho."

De fato, à medida que eles subiam a montanha, o velho pote rachado notou as flores selvagens ao lado do caminho, e isto lhe deu certo ânimo. Mas ao fim da estrada, o pote ainda se sentia mal porque tinha vazado a metade, e de novo pediu desculpas ao homem por sua falha.

Disse o homem ao pote:

- "Você notou que pelo caminho só havia flores no seu lado. Eu ao conhecer o seu defeito, tirei vantagem dele. E lancei sementes de flores no seu lado do caminho, e cada dia enquanto voltávamos do poço, você as regava. Por dois anos eu pude colher estas lindas flores para ornamentar a mesa de meu senhor.

Sem você ser do jeito que você é, ele não poderia ter esta beleza para dar graça à sua casa."

Cada um de nós temos nossos próprios e únicos defeitos. Todos nós somos potes rachados. Porém, se permitirmos, o Senhor vai usar estes nossos defeitos para embelezar a mesa de seu Pai. Na grandiosa economia de Deus, nada se perde.

Nunca deveríamos ter medo dos nossos defeitos. Se os reconhecermos, eles poderão ser transformados por Deus para causar beleza. Nas nossas fraquezas o Senhor diz que seremos fortes , portanto vamos deixá-Lo agir com liberdade em nossas vidas para sermos sim transformados a Sua REAL imagem e semelhança .

Deus te abençoe e capacite ..


O FERREIRO.



Era uma vez um ferreiro que, após uma juventude cheia de excessos, resolveu entregar sua alma a Deus.
Durante muitos anos trabalhou com afinco, praticou a caridade, mas, apesar de toda sua dedicação, nada parecia dar certo na sua vida.
Muito pelo contrário:
Seus problemas e dívidas acumulavam-se cada vez mais.
Uma bela tarde, um amigo que o visitara , e que se compadecia de sua situação difícil , comentou:
- "É realmente estranho que, justamente depois que você resolveu se tornar um homem temente a Deus, sua vida começou a piorar.
Eu não desejo enfraquecer sua fé, mas apesar de toda a sua crença no mundo espiritual, nada tem melhorado".
O ferreiro não respondeu imediatamente.
Ele já havia pensado nisso muitas vezes, sem entender o que acontecia em sua vida.
Entretanto, como não queria deixar o amigo sem resposta, começou a falar e terminou encontrando a explicação que procurava.
Eis o que disse o ferreiro:
- "Eu recebo nesta oficina o aço ainda não trabalhado e preciso transformá-lo em espadas.
Você sabe como isto é feito?
Primeiro eu aqueço a chapa de aço num calor infernal, até que fique vermelha.
Em seguida, sem qualquer piedade, eu pego o martelo mais pesado e aplico golpes até que a peça adquira a forma desejada.
Logo, ela é mergulhada num balde de água fria e a oficina inteira se enche com o barulho do vapor, enquanto a peça estala e grita por causa da súbita mudança de temperatura.
Tenho que repetir esse processo até conseguir a espada perfeita: uma vez apenas não é suficiente".
O ferreiro deu uma longa pausa, e depois continuou.
"As vezes, o aço que chega até minhas mãos não consegue aguentar esse tratamento.
O calor, as marteladas e a água fria terminam por enchê-lo de rachaduras.
E eu sei que jamais se transformará numa boa lâmina de espada.
Então, eu simplesmente o coloco no monte de ferro-velho que você viu na entrada de minha ferraria."
Mais uma pausa e o ferreiro concluiu:
"Sei que Deus está me colocando no fogo das aflições.
Tenho aceito as marteladas que a vida me dá, e às vezes sinto-me tão frio e insensível como a água que faz sofrer o aço.
Mas a única coisa que peço é:
"Meu Deus, não desista, até que eu consiga tomar a forma que o Senhor espera de mim.
Tente da maneira que achar melhor, pelo tempo que quiser.
- Mas jamais me coloque no monte de ferro-velho das almas".

PORQUE CHORAMOS.

Derramar lágrimas faz parte do cotidiano de diversas pessoas, especialmente das mulheres, e ajuda a esvaziar emoções.


Forma de desabafo e alívio para uns ou sinal de fraqueza para outros, chorar é uma das principais manifestações do ser humano. Desde o nascimento, o choro serve como via de comunicação necessária entre bebês e seus pais, uma vez que as crianças, por falta do recurso da fala, derramam lágrimas para: 0003.gif image by recado 
Expressar dor ,fome, sentimentos,emoçoes,
Mas qual é a função do choro na fase adulta? Chorar faz bem?


Quando as lágrimas resultam de uma emoção natural e verdadeira, sim.Chorar, desde o início da civilização, ajuda a esvaziar as emoções, mas desde que as lágrimas sejam fruto de uma emoção genuína, tanto em momentos alegres quanto tristes. É o chorar de verdade, quando a pessoa realmente se mobiliza com determinada situação e sente vontade de chorar.

A ALEGRIA DE VIVER

É PREÇISO SUPERAR OS PENSSAMENTOS,
NEGATIVOS QUE INVADEM A NOSSA MENTE,
E FEREM O NOSSO CORAÇÃO.
ÁS VEZES CARREGAMOS MAIS LIXO DO QUE ALIMENTO PARA A NOSSA ALMA.
MUITO MAIS QUE TRISTEZA E MELANCOLIA,
A NOSSA ALMA PREÇISA DE PAZ,AMOR E ARMONIA.
MUITO MAIS QUE PESSIMISMO A NOSSA ALMA PREÇISA,
DE MUITO OPTIMISMO E FORÇA DE VIVER.

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

ALMAS.

Quando as almas: procuram conhecimento e sabedoria no Mundo, umas encontram, outras não. Tudo depende daquilo que procuram e acreditam. Também é certo que não podemos falar aos cegos das lindas cores do arco-iris que se formam no céu acima das suas cabeças, nem falar aos surdos das maravilhosas sinfonias naturais como o trinar dos pássaros, dos riachos e cascatas, do ribombar das águas do mar, ou das folhas das árvores quando a brisa do vento as faz 'tilintar'... Na verdade Jesus dizia que "muitos têm olhos mas não vêm, têm ouvidos mas não ouvem" e tem coração mas não sentem... Bem-aventurados os que buscam e encontram a verdade das coisas eternas e sabem Ser e estar neste mundo de coisas efémeras... POR ,Rui Palmela.

AS DÁDIVAS DA VIDA.



As vezes a vida  presenteia-nos com  pessoas encantadoras. Pessoas que só transmitem sentimentos bons. Pessoas que existem, pois, Deus precisava de ajuda para o seu propósito aqui neste mundo. Pessoas de coração cheinho de sentimentos bons. Pessoas de alma pura. Pessoas que realmente fazem parte da bondade, da ternura, da caridade. Pessoas que realmente valorizam o simples, mas belo. Pessoas que são capazes de dar cor a tela vazia que às vezes a vida nos proporciona. Pessoas que surpreendem com gestos que para muitos são pequeninos, mas para os de coração nobre são de valor inestimável. Pessoas que aqui estão para fazer acontecer. Pessoas que são capazes de tudo para transmitirem, que o verdadeiro sentido da vida... É simplesmente, amar. Essas pessoas são anjos terrenos dispostas a perfumar o mundo com fragrâncias suáveis e deliciosas de serem sentidas

ACREDITAR E AGIR...«AUTOCONFIANÇA».

Um viajante ia caminhando em solo distante, ás margens de um grande lago de águas cristalinas. O Seu destino era a outra margem.
Suspirou profundamente enquanto tentava fixar o olhar no horizonte. A voz de um homem coberto de idade, um barqueiro, quebrou o silêncio momentâneo, oferecendo-se para transportá-lo.


O pequeno barco envelhecido, no qual a travessia seria realizada, era provido de dois remos de madeira de carvalho. Logo os seus olhos perceberam o que pareciam ser letras em cada remo. Ao colocar os pés empoeirados dentro do barco, o viajante pode observar que se tratava de duas palavras, num deles estava entalhada a palavra ACREDITAR e no outro AGIR.


Não podendo conter a curiosidade, o viajante perguntou a razão daqueles nomes originais dados aos remos. O barqueiro respondeu pegando o remo chamado ACREDITAR e remando com toda força. O barco, então, começou a dar voltas sem sair do lugar em que estava. Em seguida, pegou o remo AGIR e remou com todo vigor. Novamente o barco girou em sentido oposto, sem ir adiante.
Finalmente, o velho barqueiro, segurando os dois remos, remou com eles simultaneamente e o barco, impulsionado por ambos os lados, navegou através das águas do lago chegando ao seu destino,
á outra margem.
Então o barqueiro disse ao viajante:
- Esse porto chama-se  autoconfiança. Simultaneamente é preciso ACREDITAR e também AGIR para que possamos alcançá-la....

LUGAR.........

O MELHOR LUGAR DO MUNDO É,
ONDE NÓS ESTAMOS.
NESTA CONSCIENCIA PODEMOS TRANSFORMAR A BREVIDADE DESTE INSTANTE,
NA ETERNIDADE DA LIÇÃO DA VIDA QUE NOS CONDUZ,
NUM CAMINHO DE SABEDORIA E DE LUZ.


terça-feira, 6 de outubro de 2009

DEZ PASSOS PARA SE AMAR Por Louise Hay.

1 - Parem com toda a crítica
- A crítica nunca muda coisa alguma. Recusem criticar-se.
Aceitem-se exatamente como vocês são. Todos mudam.
Quando vocês se criticam, suas mudanças são negativas.
Quando se aprovam, suas mudanças são positivas.




2 - Não se alarmem
- Parem de se aterrorizar com seus pensamentos.
Encontrem uma imagem mental que lhes dê prazer e imediatamente desviem os seus pensamentos para algo agradável.




3 - Sejam gentis, bondosos e pacientes –
tratem-se com paciência, gentileza e bondade.
Tratem-se como fariam com alguém a quem amassem.




4 - Sejam gentis com sua mente.
Odiar-se é somente odiar os seus próprios pensamentos.
Mudem gentilmente os seus pensamentos para pensamentos mais amorosos.


5 - Elogiem-se.
A autocrítica deprime o espírito interior.
A exaltação o edifica.
Afirmem a vocês mesmos como é apropriado o que estão fazendo com tudo.




6 - Apoiem-se.
Aproximem-se dos amigos e permitam com que eles os ajudem.
Ser forte é pedir por ajuda quando mais precisam.




7 - Sejam amorosos com seus pontos negativos -
Reconheçam que os criaram para satisfazer uma necessidade.
Agora estão encontrando novas maneiras positivas de preencherem estas necessidades.
Liberem os velhos padrões.



8 - Cuidem do seu corpo -
Aprendam sobre nutrição.
O que o seu corpo necessita para ter a energia e a vitalidade ideal?
Aprendam sobre exercícios.
Estimem o templo em que vocês vivem.




9 - Trabalho do Espelho
- Olhem dentro dos seus olhos freqüentemente.
Expressem o sentido crescente do amor que sentem por vocês mesmos. Perdoem-se por tudo, enquanto se fitam no espelho.
Uma vez ao dia digam -
"Eu amo você" para vocês mesmos no espelho.




10- Façam-no Agora
- Não esperem até que vocês fiquem bem, percam peso ou recebam um novo emprego.
Comecem agora, façam o melhor que puderem.






Extraído do Livro "Criando uma Abordagem Positiva" por Louise Hay

APRENDER A GOSTAR DE SÍ MESMO............

Amar a nós mesmos parece simples, mas às vezes é muito difícil.
Eu gostaria de ensinar algumas maneiras que descobri para aprendermos a nos amar melhor.
E quero insistir carinhosamente para que vocês as pratiquem sempre, porque as mudanças que elas podem proporcionar são impressionantes.
O amor é respeitoso, generoso, solidário e cheio de compaixão.
Quem ama a si mesmo entra em sintonia com o universo no que ele tem de melhor, e tudo flui em sua vida.

"A Bíblia diz: Ama a teu próximo como a ti mesmo.
Por mais simples e clara que esta afirmação possa parecer, levei muito tempo para me dar conta do que significa "amar a si mesmo" e para saber que se não amarmos e respeitarmos a nós mesmos seremos incapazes de qualquer amor verdadeiro pelos outros.
Alguns talvez digam que amar a si mesmo é vaidade, egoísmo e arrogância.
Talvez seja por isso que esse amor por nós mesmos não é despertado e estimulado em nós desde pequenos.
Pelo contrário, somos formados para atender o desejo alheio, a expectativa dos pais, as exigências dos professores, as ordens dos adultos.
Lutamos desesperadamente para atender o desejo dos outros, achando que assim seremos amados por eles.


E nesse esforço perdemos de vista o incrível milagre que cada um de nós é como centelha divina e esplêndida expressão da vida.
As atitudes de vaidade, egoísmo ou arrogância não revelam amor por nós mesmos.
Revelam medo, insegurança, necessidade de afirmação.
Essas atitudes são disfarces, são escudos para ocultar as carências que incomodam e fazem sofrer.
Pense nisso sempre que uma pessoa arrogante intimidar ou procurar diminuir você.
O amor é respeitoso, generoso, solidário e cheio de compaixão.
Quem ama a si mesmo entra em sintonia com o universo no que ele tem de melhor, e tudo flui em sua vida.


Como é que amamos um filho querido para que ele cresça e se desenvolva dentro de suas características próprias?
É procurando conhecê-lo tal como ele é, e não como gostaríamos que ele fosse.
É acolhendo suas necessidades e estimulando suas capacidades.
É ajudando-o a superar suas dificuldades e colocando limites para que ele se dê conta dos direitos dos outros.
É tendo para ele um olhar de amor que reconhece, respeita, valoriza, levando-o a descobrir a pessoa única e especial que ele é.
Levando-o a amar a si mesmo.
Por que então não fazemos o mesmo conosco?
Somos adultos, está na hora de cuidarmos de nós como o faríamos com um filho querido.
Está na hora de aprender a amar a nós mesmos.