terça-feira, 27 de outubro de 2009

EGO !

Ego é o centro da consciência inferior, diferente do Eu, que é o centro superior da consciência. O Ego é a soma total dos pensamentos, idéias, sentimentos, lembranças e percepções sensoriais. É a parte mais superficial do indivíduo, a qual, modificada e tornada consciente, tem por funções a comprovação da realidade e a aceitação, mediante seleção e controle, de parte dos desejos e exigências procedentes dos impulsos que emanam do indivíduo. Obedece ao princípio da realidade, ou seja, à necessidade de encontrar objetos que possam satisfazer ao id sem transgredir as exigências do superego. Quando o ego se submete ao id, torna-se imoral e destrutivo; ao se submeter ao superego, enlouquece de desespero, pois viverá numa insatisfação insuportável; se não se submeter ao mundo, será destruído por ele.
 O Ego é um complexo; o “complexo do ego”. Diz ele sobre o Ego: “É um dado complexo formado primeiramente por uma percepção geral de nosso corpo e existência e, a seguir, pelos registros de nossa memória".


O Eu é o centro da consciência superior, é a soma total dos pensamentos, ideias, sentimentos, lembranças e percepções sensoriais, extra-sensorial, e não-sensorial. Representa os impulsos instintivos da personalidade na sua mais baixa representação, reservatório inicial da energia psíquica.
Em psicologia, eu ou ego (do latim), define-se como a unidade dinâmica que constitui o indivíduo consciente de sua própria identidade e de sua relação com o meio; é, pois, o ponto de referência de todos os fenômenos físicos.

O eu é um termo difícil de definir dadas suas diferentes acepções. Ao longo da história sua definição se relacionou com outros termos como psique, ser, alma ou consciência. Mas uma aproximação acadêmica exigiria fazer precisões segundo a disciplina da que se enuncie. O estudo do eu pode dizer-se que abrange disciplinas de orientação biológica, (psicobiología, neurobiología, Neuropsicología, etc) tanto como disciplinas de corte filosófico e humanista. O termo EU de uma aproximação acadêmica se relacionaria com termos como consciência e cognição.

Sem comentários:

Enviar um comentário